Projetos da Saúde Escolar

Criar uma Loja Virtual Grátis
Projetos da Saúde Escolar

"+Contigo"

Este projeto de âmbito regional é desenvolvido em meio escolar pela UCC Pena D'Alva.

A sua finalidade consiste na prevenção do suicídio neste grupo etário, mediante a promoção da autoestima, da resiliência psicossocial e a prevenção dos comportamentos de risco associados. 

População-alvo: Alunos de escolas do 3ºciclo do ensino básico e ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

 

"Lanche.come"

É um projeto de intervenção comunitária, de âmbito regional, dirigido aos lanches escolares.

Tem como objetivo promover e consciencializar a comunidade educativa para a importância de lanches saudáveis e a promoção de escolhas alimentares saudáveis nos lanches, através de estratégias de motivação e reforço positivo como atividades lúdicas e elaboração do manual lanche saudável.

População-Alvo: Crianças a frequentar os Jardins-de-Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

"SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares"

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Promoção da Saúde Oral, o Projeto "SOBE" definiu como objectivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas de modo a contribuir para a alteração de comportamentos relacionados com a Saúde Oral.

População-Alvo: Crianças a frequentar os Jardins-de-Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Cheques Dentista:

Distribuição de cheques dentista nas coortes dos 7, 10 e 13 anos a todos os alunos a frequentar o Agrupamento de escolas de Penalva do Castelo.

Bochecho Fluoretado:

Promoção do bochecho fluoretado em todos os alunos a frequentar o 1ºciclo.

 

 "Conta, Peso e Medida"

É um projeto da Administração Regional de Saúde do Centro, de intervenção comunitária de multicomponentes e multidisciplinar, que integra atividades lúdico-pedagógicas, no âmbito da promoção de estilos de vida saudável e prevenção e tratamento da obesidade infantil tendo por base a escola e a família.

Pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e promover a prática de atividade física regular, contribuindo para que exista um ambiente promotor da saúde, com especial enfoque na família. Trabalha ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental e o ambiente alimentar escolar.

População-alvo: Alunos do 2º ciclo, 6º ano de escolaridade, pais/encarregados de educação e pessoal docente e não docente.

 

"(In)Dependências"

O álcool e tabaco são as drogas mais comuns entre os adolescentes, e o seu uso tem vindo a aumentar nas idades de 11 a 15 anos em todos os países ocidentais. O tabaco é o fator de risco modificável com maior número de mortes atribuídas e o álcool é a substância psicoativa mais consumida em Portugal. Sendo assim, é necessário de forma sinérgica potenciar todas as medidas implementadas a nível nacional e regional.

Essa intervenção passa pelo envolvimento de toda a comunidade escolar, de modo a interiorizar os riscos associados ao uso do tabaco e do álcool, sensibilizar os alunos na “reeducação” dos seus encarregados de educação e desenvolver estratégias de coping aumentando a resistência à pressão social e à aprendizagem vicariante.
Para além da ligação da família, interessa-nos ressalvar a comunidade educativa e os grupos de pares, que se consideram potenciadores nas percepções dos adolescentes.

População Alvo: Alunos do 2º e 3º ciclo, do 5º ao 9º ano de escolaridade, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação.

 

"Penalva Saudável"

É projeto regional desenvolvido pela UCC Pena D'Alva no Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

Tem como objetivos reduzir as taxas de pré-obesidade e obesidade da população escolar, com vista a que estes se tornem adultos normo-ponderais, com bons hábitos alimentares e prática de exercício físico regular. Desta forma pretende-se prevenir o aparecimento de doenças crónicas associadas à obesidade tais como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidémia, problemas psicológicos, entre outros.

Paralelamente, é vigiado o estado dentário das crianças envolvidas e encaminhados os casos de lesão dentária.

População-Alvo: Alunos do parque escolar do agrupamento a frequentar o jardim-de-infância e o 1º ciclo.